Notícias /

Centro de Testagem para Covid-19 realiza mais de 25 mil exames em trabalhadores da saúde

31/12/2020 15:37

Funcionando desde março, no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), na região do Shopping da Bahia, o Centro de Testagem destinado, prioritariamente, aos profissionais de saúde da rede estadual, ultrapassou a marca de 25 mil exames realizados.

No período entre março e dezembro, foram realizados 26.030 testes do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar a infecção por Coronavírus. Desse total, 86% dos profissionais testaram negativo, 12% positivo e 2% dos exames feitos foram inconclusivos.

Por dia, o Centro de Testagem realiza, aproximadamente 150 exames, no formato de “drive thru” ou atendimento no consultório. O agendamento deve ser feito pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) ou pelo RH da unidade onde o servidor atua. O Centro entra em contato por telefone para informar a data e horário do exame.

O Centro é mais uma das ações preventivas do Governo do Estado. “Fazem o teste todos os profissionais sintomáticos ou que tenham tido contato próximo com casos confirmados de coronavírus”, salientou Mônica Hupsel Frank, diretora do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), que durante a pandemia também está atuando à frente do Centro de Testagem.

Além do CAS, outros espaços foram criados para realizar o procedimento de testagem, com sala de coleta em hospitais da capital baiana e do interior do Estado, para os profissionais que atuam nas respectivas unidades de saúde. “Estamos juntos combatendo a pandemia e os servidores precisam estar seguros para atuarem”, ressaltou o diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Bruno Guimarães.

Notícias relacionadas