Notícias /

CEDEBA esclarece sobre encaminhamento para a unidade

12/01/2021 14:55

O Cedeba é um Centro de Atenção Secundária e, por isso, recebe pacientes adultos e crianças que já estão em acompanhamento na Atenção Primária de Saúde (APS), compostas pelas Unidades Básica de Saúde e Programas de Saúde da Família, e que apresentam critérios para seguirem em acompanhamento contínuo com endocrinologistas.

De acordo com a diretora do Centro, Reine Chaves, esses pacientes devem ser encaminhados por seus médicos da APS, através da Plataforma do Telessaude. “Os endocrinologistas (adultos e pediátricos) e angiologistas do Cedeba respondem regularmente às demandas da Plataforma do Telessaude e, caso sejam confirmados critérios de matrícula, os pacientes serão contatados pela equipe da unidade para agendamento da consulta inicial presencial ou através de Teleatendimento”, pontua a diretora. Ela acrescenta que, quando não forem evidenciados critérios para o seguimento do paciente no Centro de Referência, os médicos do Cedeba podem sugerir condutas e/ou ajustes da terapia aos colegas da APS, através da Plataforma do Telessaúde.

No caso de pacientes oriundos da rede terciária, com endocrinopatias que necessitem acompanhamento pelo especialista e que apresentem critérios de matrícula no Cedeba, estes devem ser encaminhados através do formulário físico de Referência e Contra-referência do SUS, acompanhados de exames complementares, documentos pessoais (RG, cartão SUS, comprovante de Residência) e telefone de contato do paciente ou responsável. Tais documentos deverão ser entregues na recepção da unidade e serão avaliados pelos médicos do Centro. Quando confirmados critérios de acompanhamento na unidade, os usuários do SUS serão contatados pela equipe do Cedeba, para agendamento de consulta. Quando não forem identificados critérios de matrícula, os pacientes serão informados para comparecer ao Centro e será fornecido Relatório Médico com orientações quanto ao acompanhamento na Atenção Primária.

Também poderão ser encaminhados ao Cedeba pacientes que já fazem acompanhamento com especialistas, desde que apresentem endocrinopatias com critérios de acompanhamento na unidade. Tal encaminhamento deve ser feito através do formulário físico de Referência e Contra-referência do SUS, acompanhado de exames complementares, documentos pessoais (RG, cartão SUS, comprovante de residência) e telefone de contato do paciente ou responsável, com fluxo seguinte semelhante ao anterior.

Critérios para matrícula no Cedeba

Vale ressaltar que o atendimento no Cedeba não é realizado por demanda espontânea. Por este motivo, a direção da unidade solicita junto à Atenção Primária de Saúde que em caso de necessidade de encaminhamento, o procedimento seja realizado através de Plataforma do Telessaúde Bahia.

Os critérios para matrícula no Cedeba são:

Fonte: Cedeba

Notícias relacionadas