Notícias /

Obra de Jenner Augusto que decora sede da Sesab é restaurada

22/01/2021 15:04

Uma tela do pintor Jenner Augusto, datada de 1955, que ornamenta o andar térreo do edifício da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia, foi restaurada pela Secretaria da Saúde na semana passada. O quadro ficava no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), mas foi transferido para a sede da secretaria há mais de 20 anos e, portanto, será incorporado ao patrimônio mobiliário da Sesab.

Pintada  com a técnica de óleo sobre tela, a obra faz alusão à medicina e à pesquisa científica na área de saúde. Segundo a restauradora responsável pelo trabalho de restauro, Consuelo de Almeida Bezerra Carneiro, a tela extensa apresentava uma série de problemas naturais em decorrência do tempo. “Por ser uma tela antiga, sofria problemas de oxidação e ressecamento e precisava de um tratamento para extinção de arranhões, excremento de insetos e poeira”, detalha Consuelo.

Sobre o autor

Jenner Augusto da Silveira foi um pintor, desenhista, ilustrador e gravador, considerado como um dos artistas inovadores das artes visuais na Bahia, na década de 50 e 60. Nascido em Sergipe, mudou-se para a Bahia em 1949. Foi assistente de Mário Cravo Júnior e ganhou medalha de ouro no VI salão baiano de Belas Artes.

Saúde com Arte

A Sesab possui antigas e modernas obras de arte em diversos prédios públicos. Ainda na sede, é possível se deparar com a obra que retrata o ex- governador das Minas Gerais e da Bahia, Dom Rodrigo José Antônio de Meneses, fundador do hospital dos Lázaros da Bahia em 1787, o antigo leprosário de Águas Claras. Com autoria desconhecida, a tela em óleo sobre tela foi pintada no século 18.

No mesmo estilo, a obra Milagre de Lázaro, do baiano João Francisco Lopes Rodrigues, tem quase 2 metros de altura e foi pintada no século XIX. Já esteve na sede do cemitério Quinta dos Lázaros e da Companhia das Docas da Bahia (Codeba)  e hoje pertence ao acervo da Sesab.