Notícias /

DAB promove cerimônia de acolhimento de novos gestores

03/02/2021 10:02

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), promoverá, nos meses de fevereiro e março, das 9h às 12h, a Cerimônia “Acolhimento de Novos Gestores – 2021”. O objetivo do evento é propiciar um momento de orientação sobre as ofertas e programas estaduais e federais aos recém-empossados secretários municipais de saúde no estado da Bahia.

O Acolhimento, este ano, será realizado por meio de encontros virtuais, transmitidos pelo canal do YouTube do Telessaúde Bahia. Nos encontros, técnicos e assessores da Secretaria da Saúde estadual e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems – BA) abordarão pautas do SUS trazendo orientações diversas para o planejamento da saúde pública no âmbito municipal. Entre os temas a serem discutidos, estão: os sistemas de planejamento e prestação de contas, linha do cuidado às pessoas com Pé Diabético, Mais Médicos, ações de vigilância e proteção da saúde, entre outros.

A cerimônia desta sexta-feira (12/02), será aberta pela presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems- BA), Stela Souza, que falará sobre a importância dos Espaços Colegiados e Governança Regional. Em seguida, o diretor da Atenção Básica estadual, José Cristiano Soster, apresentará sobre o Modelo de Atenção à Saúde e fará o lançamento do Manual de Acolhimento dos Novos Gestores. De acordo com Elisa Carvalho, assessora da Diretoria de Atenção Básica, “o lançamento do Manual tem como principal proposta auxiliar os gestores na compreensão da organização geral do SUS e da conformação da Atenção Básica enquanto campo estratégico desse sistema”.

A assessora ressalta que “além do apoio às necessidades singulares do território trazida pelos gestores, a Diretoria tem também ofertas para trabalhadores de saúde e para usuários, que são desenvolvidas por meio das ações do Apoio Institucional e do Telessaúde, como: Acolhimento Pedagógico, Salas de Pé Diabético, Telecompartilhamento da Saúde, Tele-educação, Telediagnóstico e Apoio à implantação do PEC/e-SUS”, destaca. Para visualizar a programação completa, clique aqui.

Para assistir à Cerimônia, no dia e hora programados, acesse: www.telessaude.ba.gov.br.

Notícias relacionadas