Notícias /

Encontro de motoclubes mobiliza doadores de sangue e chama atenção para demanda transfusional para acidentes de moto em 2020

12/02/2021 10:57

A Hemoba e os motoclubes da Bahia, em uma parceria que segue pelo segundo ano, realizam neste sábado (13) a 2ª edição do Motorock Sangue Bom, que acontecerá das 7h30 às 16h30, no estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama. O evento chama atenção especial à segurança e ao cuidado no trânsito. Mesmo com o isolamento social gerado pela pandemia, as solicitações transfusionais para acidentes de trânsitos vêm aumentando.

Um dos motivos, segundo Luciano Sampaio, diretor social do motoclube Abutres – Raça em Extinção, foi o aumento da circulação de motos para entrega por delivery. “O uso de moto para realização de entregas de alimentos, medicamentos, necessidades básicas gerou um aumento no número de acidentes e sabemos que a maioria envolve motociclistas. Às vezes com gravidade e traumas que são permanentes”, diz.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 71,5% das ocupações de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020 por acidentes de trânsito são de motociclistas. Em números, o dado representa 5.767 leitos ocupados. Já os acidentes de trânsito com óbitos somam 1.978 casos. Desse total, 612 mortes foram de motociclistas no último ano.

O diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, destaca que boa parte dos hemocomponentes solicitados ao hemocentro são destinados a traumas por acidente de trânsito. “Quando o paciente não precisa de sangue por uma condição crônica (uma doença hematológica, por exemplo) ou para uma cirurgia que chamamos eletiva, é por um trauma. A necessidade é grande”, lamenta.

No Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade de trauma de Salvador, foram necessários 12.699 hemocomponentes só em 2020. “Sabendo dessa grande necessidade, que fechamos parceria com os motoclubes, a população e com os principais órgãos de trânsito da Bahia. Precisamos envolver todos para haja redução das mortes e acidentes de trânsito, além conscientizar sobre a importância de garantir hemocomponentes para todos”, frisa diretor da Hemoba.

O evento conta com a participação dos motoclubes Abutres – Raça em Extinção, Felina do Asfalto, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA), Resiliência Salvador, Binários MC, Irmãos da Cruz MC, Motoclube Piores, Motoclub.com Jesus, Support 888 Disciple, Falcões. Na ocasião, a sede da Fundação Hemoba, na Vasco da Gama, funcionará com horário estendido e agendamento de grupos dos parceiros, como forma simbólica de incentivo à doação de sangue. No estacionamento da instituição, se apresentarão as bandas de rock Os Tios, Sumairu,Viince e O Manto, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Programação

Sábado, 13 de fevereiro

Serviço

O quê: Motorock Sangue Bom
Quando: 13 de fevereiro, das 07h30 às 16h30
Onde: Estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama
Quanto: Gratuito

Ascom da Hemoba