Novos secretários municipais de saúde recebem as boas vindas em cerimônia de acolhimento

12/02/2021 14:33

Dar as boas vindas aos novos Secretários Municipais da Saúde do estado da Bahia, além de breves orientações sobre as ofertas e programas estaduais e federais aos recém-empossados. Esse foi o objetivo da Cerimônia “Acolhimento de Novos Gestores – 2021”, que aconteceu hoje (12), às 9h. A recepção, realizada virtualmente pela Diretoria da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde Bahia, contou com a participação de gestores de cerca de 130 municípios. Novas apresentações acontecerão nas terças-feiras dos meses de fevereiro e em março, até dia 23 (para visualizar a programação completa, clique aqui).

“O nosso desafio hoje é muito maior. Estamos em um momento de pressão elevada e precisamos continuar caminhando de mãos dadas”, comentou o Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao saudar os novos gestores, colocando-se à disposição para atendê-los. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma série de peculiaridades que vocês precisam conhecer profundamente, para que caminhemos de forma rápida e correta. Não temos tempo a perder”, reforçou.

Na ocasião, o Secretário também lançou o “Manual de Acolhimento dos Novos Gestores”, documento que tem como principal proposta servir de guia para que os gestores compreendam a organização geral do SUS e da conformação da Atenção Básica enquanto campo estratégico desse sistema. O Manual pode ser acessado ao clicar aqui.

Coube à presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Stela Souza, falar sobre a importância dos Espaços Colegiados e a Governança Regional para a tomada de decisões e direcionamento de ações. “É dentro das regiões de saúde, por meio dos colegiados, que discutimos como vamos organizar a rede de atenção à saúde e tomamos outras decisões. Um município depende do outro. Nesse sentido, a única forma de definirmos como caminhar é discutir e pactuar juntos”. destacou Stela.

Diretora em exercício da Atenção Básica, Elisa Carvalho, apresentou em detalhes o novo Manual de Acolhimento, falou sobre os Modelos de Atenção à Saúde existentes hoje e em como a Diretoria pode apoiar os municípios. “Além do apoio às necessidades singulares do território trazida pelos gestores, a Diretoria tem também ofertas para trabalhadores de saúde e para usuários, que são desenvolvidas por meio das ações do Apoio Institucional e do Telessaúde, como: Acolhimento Pedagógico, Salas de Pé Diabético, Telecompartilhamento da Saúde, Tele-educação, Telediagnóstico e Apoio à implantação do PEC/e-SUS”, destacou Elisa.

Para assistir à transmissão completa, clique aqui.