Notícias /

Profissionais do Hospital Alayde Costa participam de Atualização em Diálise

19/02/2021 11:15

Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, profissionais do Hospital Alayde Costa participaram de um evento cujo objetivo foi atualizar a equipe multidisciplinar frente aos diversos métodos de Terapia Renal Substitutiva, através de aulas teórico-práticas ministradas pelo nefrologista e diretor técnico do Hospital Alayde Costa, César Filho.

A Terapia Renal Substitutiva é um processo onde uma máquina exerce a função dos rins doentes. O procedimento é essencial para pessoas acometidas por Doença Renal em estágio avançado. No Brasil, a primeira diálise aconteceu em 1945 e o procedimento se tornou usual a partir da década de 60.

Esse primeiro encontro trouxe informações claras e de qualidade sobre vários aspectos das modalidades de hemodiálise ofertadas aos pacientes que sofrem de Insuficiência Renal. Foram abordados desde os conceitos básicos a particularidades sobre as técnicas e máquinas utilizadas para promover esse tratamento, além de um treinamento prático apreciado pelos profissionais médicos e de enfermagem.

Importante destacar que foram respeitadas medidas, como uso de máscaras e distanciamento entre os participantes, para evitar a disseminação do coronavírus e garantir a segurança de quem prestigiava o evento.

Para aqueles que não puderam estar presentes, as aulas foram acessadas também de forma virtual e vários profissionais internautas desfrutaram de mais uma capacitação promovida pelo HAC.

Visando aprimorar os conhecimentos da equipe e com isso manter a qualidade da assistência, mesmo em tempos de pandemia, novo encontro está previsto para próxima quinta, 25 de fevereiro, quando mais temas relevantes serão discutidos.

César Filho é Nefrologista, formato pela UFBA, residência em clinica médica no HSI; Nefrologia HUPES/UFBA; Nefrologista Ebserh/UFBA, preceptor de Clinica Medica do HSI; Preceptor do Serviço de Clinica Medica HSI; Nefrologista Do HCP.

Ascom do Alayde Costa

Notícias relacionadas