Notícias /

Escola de Saúde Pública da Bahia e DIVEP promovem curso básico de vacinação

23/02/2021 11:31

A Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (CIVEDI), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) deram início, na manhã de hoje (22), ao Curso Básico de Vacinação. O curso é uma das qualificações para profissionais do SUS\BA que atuam na Região Metropolitana de Salvador, financiado pelo Programa de fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS).

Destinado a ampliar e atualizar conhecimentos sobre vacinação, para profissionais de enfermagem, de nível superior e técnico, o Curso Básico de Vacinação terá duração de 30 horas, distribuídas em 8 horas de ensino virtual remoto síncrono, 2 horas de atividades de leituras, 2 horas de interação em fóruns e 18 horas de atividades de campo EAD instrutivas, compondo o momento de integração no trabalho (MIT).

O objetivo é que ao final de seis módulos didáticos, que compreendem desde Conceitos Básicos sobre o Programa Nacional de Imunizações até questões mais complexas, como a garantia da qualidade de imunobiológicos através da Rede de Frio, os profissionais estejam aptos para orientar e promover a padronização das condutas em sala de vacina do município de Salvador e da Região Metropolitana, em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

As ações visam, sobretudo, obter um impacto a curto e médio prazo nas taxas de cobertura e homogeneidade vacinal, tendo como prioridade a prevenção, controle e eliminação das doenças imunopreveníveis.

Fonte: ESPBA e Divep

Notícias relacionadas