Iniciado Curso Técnico em Órteses e Próteses para a região Extremo Sul

23/02/2021 17:36

A Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/SUPERH/ SESAB) deu início na manhã de ontem (22), ao Curso Técnico em Órteses e Próteses (TOP). O evento foi realizado Centro Especializado em Reabilitação CER4, em Teixeira de Freitas, e também foi transmitido online.

Ofertado na modalidade presencial, o curso tem duração de 17 meses e carga horária total de 1200 horas. A primeira turma é composta por 20 discentes da Região Extremo Sul, que serão qualificados para atuar na dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses e meios de locomoção (OPM). Esses profissionais poderão atuar em oficinas, indústrias de produção biomédicas e unidades hospitalares, tendo em vista o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Para dar boas vindas aos docentes e discentes, a Diretora da ESPBA, Marília Fontoura, ressaltou a importância da pauta da inclusão social nas qualificações para a área da saúde e da profissionalização técnica para o fortalecimento do SUS.

O evento teve a presença da coordenadora Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES/MS), Rejane Bastos; da integrante do Núcleo Pedagógico Nacional do Curso TOP (Icict/Fiocruz), Cristina Ruas; da Coordenadora do Centro de Atenção em Reabilitação Física (CARF/CEPRED), Cecília Barbosa, além da do Assessor da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH/SESAB), Leandro Pereira, representando a Superintendente Janaína Peralta e, a Coordenadora do Curso Técnico e Gestora de Processos Formativos da ESPBA, Rosangela Gueudeville.

Estiveram presentes ainda o Vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Yuri Fernandes; o Secretário de Administração, Marcelo Matos; a Secretária de Saúde, Cristiane Cerqueira; a Assessora Especial, Josélia Prates e o Diretor do CER4, Ailtom Varnoux.

O curso é uma parceria da ESPBA com a Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD) do Ministério da Saúde (MS), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e o município de Teixeira de Freitas, e contempla uma ação estratégica da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), atendendo também aos objetivos e às diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD).

Fonte: ESPBA