Notícias /

Palestras no Hospital Regional Costa do Cacau destacam a importância do trabalho em equipe

26/02/2021 15:41
Hospital Regional Costa do Cacau

Uma parceria entre os setores de Higienização e Psicologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu nesta semana, duas palestras com o tema: O Valor das Parcerias para a Realização de um Trabalho Essencial. Na quarta-feira (24), o psicólogo Gildo Rorato ministrou a apresentação do conteúdo abordado, na quinta-feira (25), o trabalho foi conduzido pela psicóloga Juliana Campos.

De acordo com a enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora do setor de Higienização do HRCC, a capacitação foi voltada para os agentes operacionais do seu setor, que abrange higienização, rouparia e coleta.

“Temos um cronograma de treinamento semestral, agora em janeiro fizemos um levantamento e entendemos que este tema seria pertinente para o trabalho da equipe, no atual momento de cansaço físico e psicológico, devido ao combate que estamos travando nesse cenário de pandemia”, explicou.

A coordenadora ressaltou ser preciso que as equipes estejam bem emocionalmente para que o trabalho seja realizado, de forma mais compreensível, e essas parcerias se fortaleçam.

“Um psicólogo vem aqui e diz o quanto é importante a presença de cada um para a equipe multidisciplinar, isso é muito positivo. Então, nada mais justo do que trazer esses colegas para um momento de aprendizagem, de descontração, com dinâmica de grupo, respeitando o distanciamento social, para poder mostrar a importância de um ajudar o outro, nesses laços e nessa parceria de trabalho”, destacou.

Para Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, esta iniciativa é muito importante para fortalecer os vínculos e as parcerias. “Esse suporte é muito interessante na questão dos relacionamentos pessoais, ainda mais nesse tempo difícil de pandemia, de estresse, ansiedade, irritações. Então, conseguir estabelecer uma relação saudável, boa, amigável, uma equipe que consiga se desenvolver, isso é muito importante para o bom andamento do trabalho e das boas relações entre todos aqueles que convivem no dia a dia”, ressaltou.

Juliana Campos, psicóloga do HRCC, diz que o trabalho em equipe traz conflitos, então a Psicologia acredita que cada sujeito é único e acredita na subjetividade de cada um.

“A Psicologia indica que para trabalhar em equipe é preciso de um processo de humanização em todos os sentidos, tanto horizontal, quanto vertical, entre as relações e do sujeito com ele mesmo, a Psicologia pensa que o sujeito pode ser protagonista da sua própria história”, destacou.

Notícias relacionadas