Notícias /

ESPBA e Iperba realizam encontro para escuta e levantamento de demandas

05/03/2021 16:26

A direção e equipe técnica da Escola de saúde Pública da Bahia (ESPBA) se reuniram esta semana com a diretora do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Dolores Fernandez, o diretor técnico e a coordenadora de Nutrição da maternidade, para discutir sobre possíveis ações para o processo de educação permanente e humanização do serviço da maternidade.

Na pauta foi discutida a realização de uma oficina para ampliar o Núcleo de Educação Permanente de Educação do Iperba, para contemplar as demandas relativas à formação e qualificação da unidade. Também foram apontadas as possibilidades de apoio da ESPBA em algumas ações, como a criação de instrumento para levantamento das demandas de qualificação, que servirá como um balizador para o planejamento, análise de viabilidade e execução de ações educativas, seja no que concerne à atualização de conhecimentos e práticas dos trabalhadores, quantos em questões relativas às necessidades do serviço.

Outro ponto refere-se à interlocução com unidades da saúde que já possuem Programa de Residência em Pediatria para agregar a perspectiva da Neonatologia, bem como o incentivo para a criação de Programas de Residência em Nutrição para a realização de estágios no Iperba. O objetivo é estabelecer mecanismos que favoreçam a integração educação e trabalho e a cooperação entre a Unidade e Estabelecimentos de Ensino que já realizam estágios na unidade ou desejam utilizar o Instituto como campo de prática.

Após levantamento das necessidades, a pretensão da ESPBA é promover um encontro com as instituições de ensino que realizam atividades de estágio na unidade para que possam colaborar no atendimento das demandas de qualificação e atualização do referido local. As estratégias utilizadas junto ao IPERBA podem servir de indicativo para promover a integração educação e trabalho com as demais unidades da rede estadual de saúde.

Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas