A aula inaugural da quarta turma do Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (PERMUSF-BA), da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/SUPERH) aconteceu nos dias essa semana, em formato virtual. O programa objetiva formar profissionais de saúde numa perspectiva regionalizada visando o desenvolvimento da Atenção Primária, por meio da Estratégia de Saúde da Família em USF e NASF; a promoção da saúde, e o ordenamento e consolidação das redes de atenção à saúde e à integralidade do cuidado.
Ao todo são 46 residentes de seis categorias profissionais (enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia, serviço social e fisioterapia), selecionados pelo processo seletivo unificado da Sesab, distribuídos em dez municípios: Amargosa, Baixa Grande, Bom Jesus da Lapa, Dom Basílio, Guanambi, Jacobina, Jequié, Mairi, São Francisco do Conde e Una.
Inicialmente, o Coordenador de Residências em Saúde da ESPBA, Ângelo Castro Lima, recepcionou os residentes, gestores e preceptores. Em seguida, a Coordenadora Estadual do PERMUSF-BA, Rita Nascimento, trouxe informações gerais sobre os aspectos pedagógicos do Programa, orientações sobre o ambiente virtual de aprendizagem e o exercício prático da preceptoria.
Palestras sobre “Atenção Primária como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede de atenção em saúde”, por José Cristiano Sóster da Diretoria da Atenção Básica; “Educação Permanente em Saúde”, pela diretora da ESPBA, Marília Fontoura e “Educação Interprofissional”, por Marcelo Viana da UFRN também marcaram a ocasião.
Na oportunidade, foram apresentadas ainda estratégias de pesquisa em bases de dados e uma recepção aos residentes que estão finalizando a terceira turma.
Fonte: ESPBA