Notícias /

Saúde das Mulheres será tema de webinário no Dia Internacional da Mulher

08/03/2021 11:28

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado, promove hoje o Webinário “Saúde das Mulheres: Um ano de pandemia – os diversos olhares além da infecção”. O encontro discutirá temas relacionados à saúde das mulheres, como Saúde Mental, Relação Familiar com Ênfase de Gênero e Trabalho, Direitos à Saúde no Contexto da Pandemia do COVID-19 e os Impactos na Vida das Mulheres e Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, com o de objetivo fazer uma abordagem reflexiva sobre os impactos da pandemia do Covid-19 na saúde da população feminina.

A programação do webinário será iniciada às 14 horas, com a presença da subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. Em seguida, será abordado o tema “Saúde mental das mulheres”, por Laura Barbosa de Almeida, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da UFBa. A abordagem do tema “Relação familiar – com ênfase de gênero e trabalho”, por Luana Silva, Oficial de Gênero, Raça e Etnia da UNFPA, dá continuidade às atividades do dia.

O dia 8 de março foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher a partir de 1975, com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Atualmente, alcançar a igualdade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A meta busca adotar e fortalecer políticas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, em todos os níveis.

A SAÚDE DA MULHER

De acordo com Olga Sampaio, coordenadora do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero (CCVG) da Sesab, “a saúde da mulher é percebida a nível mundial a partir de diferentes concepções. As mais restritas abordam apenas aspectos da biologia e anatomia do corpo feminino enquanto outras, mais amplas, incorporam questões relacionadas aos direitos humanos e a cidadania”. Na Bahia, ainda segunda Olga Sampaio, os esforços empreendidos na área da atenção à saúde da mulher têm sido direcionados especialmente para a garantia do acesso das mulheres a serviços comprometidos com esses direitos, buscando contemplar os princípios da universalidade, integralidade e equidade.

A Área Técnica de Saúde da Mulher, que está inserida na Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero – CCVG, vem implementando ações buscando atender às seguintes prioridades estabelecidas: redução da mortalidade materna e neonatal, promoção do planejamento reprodutivo e combate à violência contra a mulher. Estes esforços têm resultado em um avanço na ampliação do acesso a serviços de prevenção e recuperação da saúde, especialmente nas áreas do planejamento reprodutivo, atenção obstétrica e neonatal e assistência à mulher em situação de violência doméstica e sexual.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se os investimentos para a implementação da “Rede Cegonha” no estado, o desenvolvimento da “Politica Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher – PEAISM”, e a criação do Hospital da Mulher, em 2017. Além disso, e considerando o contexto atual da pandemia de Covid-19, a Área Técnica de Saúde da Mulher tem desenvolvido diversas ações, entre elas a elaboração e publicação de Nota Técnica COE/SESAB nº 47, em 03/04/2020, com o objetivo orientar as secretarias municipais de Saúde do Estado em relação às formas de restrição à disseminação do Coronavírus SARS-CoV-2, medidas de controle do processo epidêmico da Covid-19 e de proteção à saúde das gestantes, puérperas e crianças menores de 2 anos.

Foram também realizadas de duas Webpalestras abordando as “Orientações sobre as medidas de controle da Covid-19: proteção a gestantes, puérperas e crianças menores de 2 anos” e abordando a “Assistência Pré-natal e Hospitalar no contexto da pandemia pelo SARS-CoV-2”. Desde o início da pandemia, ocorreram 580 óbitos de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos) relacionados ao Covid-19, sendo que 57 dessas mulheres (10%) não apresentavam comorbidades, segundo informações do Banco de Dados Estadual da Covid-19/Sesab.

WEBINÁRIO

O webinário “Saúde das Mulheres” terá continuidade no dia próximo dia 24, a partir de 14 horas, com a apresentação de dois temas: “Direitos à saúde no contexto da pandemia de Covid-19 e os impactos na vida das mulheres” e “Saúde sexual e saúde reprodutiva o contexto da pandemia”, a cargo, respectivamente, de Márcia Teixeira, Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, e Karina Adami, especialista em Reprodução Humana e Mestre em Medicina e Saúde Humana. A programação será aberta pela diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas, e terá como moderadora a coordenadora de Ciclo da Vida e Gênero da Sesab, Olga Sampaio.

Notícias relacionadas