Oferta de Educação Permanente é apresentada pela ESPBA a novos gestores municipais

09/03/2021 14:51

O “Acolhimento de Novos Gestores – 2021”, evento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), para orientar os recém-empossados secretários municipais de Saúde no estado da Bahia sobre as ofertas e programas estaduais e federais, teve mais uma etapa concluída na manhã de hoje (09/03). Desta vez, as apresentações ficaram a cargo da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (SAFTEC) e da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), através da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA).

Durante os meses de fevereiro e março, pelo menos 13 áreas técnicas da Secretaria da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia (COSEMS-BA) farão apresentações com pautas atreladas ao SUS, para o planejamento da saúde pública no âmbito municipal. Os temas são apresentados em encontros virtuais e na manhã de hoje (09/05) pautou as “Ações de Assistência Farmacêutica” e as “Ofertas de Educação Permanente”.

O primeiro tema foi conduzido pela Assessora técnica do COSEMS/BA para a Assistência Farmacêutica, Renata Mundim, e pelo Superintendente da SAFTEC, Luiz Henrique D’ultra, que elencaram as ações para melhoria da Assistência Farmacêutica no estado, através do planejamento municipal, levando em consideração a estrutura da gestão e dos serviços do SUS na perspectiva de garantia do acesso e utilização racional de medicamentos para a população.

Em seguida, a palavra foi passada para a diretora da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Marilia Fontoura, que traçou um panorama geral sobre a organização, funcionalidade e estrutura da Escola. Marília relembrou a responsabilidade e a função de Estado da ESPBA em suas atividades, no que se refere aos processos educativos para trabalhadores do SUS, bem como o papel de ordenamento da formação em saúde, previsto na Constituição Federal.

Durante a apresentação, os novos gestores municipais conheceram as principais ofertas pedagógicas da ESPBA, através da apresentação dos cursos de qualificação, atualização, aperfeiçoamento e especialização, além das qualificações previstas para este ano e, receberam orientações de como solicitarem os cursos conforme demanda do município, frente às necessidades dos serviços.

Fonte:ESPBA