Notícias /

Hospital Clériston Andrade sedia primeira turma de Residência Multiprofissional de Saúde

11/03/2021 14:53

Teve início nesta semana, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a implantação da primeira turma de Residência Multiprofissional em Atenção a Urgência e Emergência. Ao todo são 10 vagas, sendo 9 contempladas por profissionais Bacharéis em Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia.

Na opinião do professor Thiago Santana, coordenador da residência Multiprofissional HGCA, trata-se de um importante instrumento de formação. “Os profissionais estarão aptos para atuar em equipe multiprofissional na atenção a urgência e emergência, para o atendimento das reais necessidades de saúde da população”, afirmou.

Os residentes atuarão na Unidade de Emergência do HGCA, nos seguintes setores: sala amarela feminina e masculina, sala amarela cirúrgica, ortotrauma, classificação de risco, sala vermelha, estabilização, UTIs e ambulatórios. Serão acompanhados por preceptores. “O desenvolvimento de uma Educação interprofissional e práticas colaborativas constitui-se num ganho para a qualidade da assistência, oferecendo melhores resultados à população assistida”, concluiu Patrícia Martins, que representou o HGCA na abertura do programa.

Sobre a Residência

O programa de pós-graduações lato sensu da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é uma parceria com o Hospital Clériston Andrade, caracterizado pelo ensino em serviço e destinado às profissões que integram a área de saúde, excetuada a médica. Neste primeiro momento, foram comtemplados quatro enfermeiros, dois farmacêuticos, um odontólogo e dois psicólogos. A carga horária é de 60 horas semanais, com 12 horas de aulas teóricas e 48 de prática, iniciadas em março de 2021 e prosseguindo até março de 2023.

O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional, do Estado da Bahia – SUS/2021 foi realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e tem a consultoria técnica da Fundação CEFET\BAHIA.

Notícias relacionadas