Notícias /

Fisioterapeutas do HRJ participam de treinamento sobre protocolos contra a Covid-19

25/03/2021 10:16

Após um ano de pandemia, a necessidade de preparar as equipes que atuam na linha de frente contra a Covid-19 ainda é constante. Pensando nisso, os fisioterapeutas que atendem no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), participaram, esse mês, de um treinamento sobre protocolos contra o coronavírus. A capacitação teve como objetivo reforçar a orientação sobre os cuidados no atendimento e os procedimentos necessários para o tratamento em pacientes com a Covid-19.

A coordenadora de Fisioterapia do HRJ, Fabiana Daltro, explica que o treinamento é uma importante ferramenta para garantir a assistência adequada aos pacientes. “Nosso objetivo é padronizar toda instrução de trabalho e minimizar a ocorrência de desvio na execução das tarefas fundamentais, auxiliando na organização, agilidade e presteza do serviço”, afirma. De acordo com a colaboradora, durante três dias foram discutidas normas de conduta mas, sobretudo, questões técnicas essenciais para o cuidado ao público: “o intuito é que todos estejam aptos a atuar frente ao paciente”.

Presentes na linha de frente do combate à Covid-19 desde o início da pandemia, os fisioterapeutas têm sido peça fundamental no acolhimento aos atendidos nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, bem como em reabilitações respiratórias pós Covid-19. “Nós também desenvolvemos o papel de avaliarmos os pacientes, lidando com a parte da mecânica respiratória, com aqueles que estão em suplementação de oxigênio e auxiliando na extubação, por exemplo”, explica a integrante da equipe de Fisioterapia da unidade, Rita de Cássia.

Notícias relacionadas