Notícias /

Hospital Professor Carvalho Luz encerra mês da mulher com roda de conversa educativa

25/03/2021 14:07

Como encerramento do mês dedicado à mulher, o Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL) promoveu, nesta semana, um momento de bate-papo educativo com as colaboradoras e colaboradores sobre temáticas da saúde, cuidados e lutas das mulheres.

Os tipos de violência contra a mulher, assim como os conceitos de machismo e feminismo e o que fazer caso precise de ajuda foram alguns dos temas abordados. “Foi um momento muito gratificante, porque é fundamental falar sobre esse assunto. Precisamos nos instrumentalizar com informações para combatermos o machismo e também divulgar serviços como o AME, Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual, do Hospital da Mulher. Então, falar para colaboradores é a melhor maneira de acessar essas pessoas, para que elas se tornem multiplicadoras dessas ações”, explicou a facilitadora e psicóloga Mariana Britto.

A Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência contra a mulher, sendo elas: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. As mulheres que passaram por violência sexual podem recorrer ao Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, Largo de Roma, em Salvador. A unidade funciona 24h por dia, com oferta de atendimento especializado e multiprofissional. Os atendimentos acontecem via demanda espontânea ou através de regulação. A orientação é de que o primeiro atendimento médico seja feito em até 72 horas após o abuso sexual.

Ascom do Caralho Luz

Notícias relacionadas