Curso Escolas Seguras terá início nesta sexta-feira

26/03/2021 09:56

Começa nessa sexta (26), o Curso Escolas Seguras, que tem como objetivo preparar dirigentes, unidades escolares, professores, coordenadores e servidores da rede estadual de educação para o retorno gradativo às aulas presenciais. A ação também envolve a preparação de profissionais da saúde, com foco em referências da Atenção Básica e Vigilância dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e Bases Regionais de Saúde (BRS), apoiadores da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e trabalhadores da Atenção Básica de um modo geral.

O curso Escola Seguras é uma iniciativa intersetorial das Secretarias Educação e da Saúde, que visa qualificar os profissionais citados para o desenvolvimento de ambientes escolares seguros, com a adoção de medidas de prevenção da Covid-19 e aplicação de protocolos no processo de retomada gradativa das aulas presenciais.

Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado foi responsável pela produção do conteúdo, enquanto o planejamento, a execução e as estratégias de operacionalização ficaram a cargo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, com apoio dos Núcleos Territoriais de Educação – NTEs.

O curso terá três módulos com a apresentação dos temas: Covid-19: Transmissibilidade, Medidas de Prevenção e Proteção Coletiva e Individual (Módulo I); Medidas de Prevenção e Promoção da Saúde em Ambiente escolar (Módulo II) e Dialogar e construir caminhos sobre a aplicabilidade das medidas dos protocolos nas escolas e comunidades (Módulo III).

As atividades serão transmitidas pelo canal do IAT no Youtube, às 16h. Ao final de cada módulo, uma equipe técnica da Secretaria da Saúde irá responder perguntas referentes ao conteúdo.

Este curso é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (SEC), através da Superintendência de Recursos Humanos da Educação (SUDEPE), por meio da Coordenação Executiva de Projetos para Educação (CONTE) e Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Secretaria da Saúde (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA)/Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (DIVISA) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

Fonte: Superh