Notícias /

Equipe do HGRS participa de curso de formação de preceptores de residência multiprofissional

29/03/2021 16:02

Até o mês de junho, os profissionais do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, participarão do I Curso de Formação de Preceptores dos Programas de Residência Multiprofissional (RMS) da instituição. A atividade, iniciada no dia 16 de março, tem carga horária de 40 horas.

A iniciativa pretende – de acordo com a coordenadora de ensino e pesquisa do HGRS, Carina Marinho Picanço – contribuir para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas relacionadas à preceptoria de programas de RMS: “tomando como referência os pressupostos da integralidade, interprofissionalidade e resolutividade no SUS, visando qualificar e fortalecer os processos formativos no HGRS”.

O curso tem formato híbrido, com atividades síncronas presenciais e virtuais, e 10% de atividade assíncrona, destinado para leitura e escrita do portfólio reflexivo como parte da avaliação. Os docentes, na sua maioria, são profissionais vinculados aos programas de residência, na qualidade de tutores e/ou coordenadores de programa.

Voltada aos preceptores e tutores vinculados aos programas de RMS do HGRS, a capacitação é composta por 25 alunos, entre enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogas. A segunda turma, que já está formada, está prevista para ter início no mês de setembro.

O Curso de Formação de Preceptores dos Programas de Residência Multiprofissional foi dividido nos seguintes temas: contextualização histórico-político da trajetória da residência multiprofissional em saúde; competências do preceptor do PRM/APS; educação interprofissional; planejamento do processo de ensino-aprendizagem; avaliação do residente; habilidades comunicacionais e mediação de conflitos; saúde mental dos residentes e qualidade de vida; competência e desempenho profissional; estratégias educacionais e cenários de prática; metodologias ativas.

Ascom do Roberto Santos

Notícias relacionadas