Notícias /

Direitos da pessoa idosa é tema de encontro virtual entre o Creasi e o Ministério Público da Bahia

31/03/2021 10:30

Profissionais do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) participaram de reunião sobre direitos da pessoa idosa, promovida pelo Ministério Público da Bahia, através da sua Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CATI/CAODH/MPB).

Durante a reunião, a gerontóloga e terapeuta ocupacional da Unidade de Referência, Helena Patáro Novaes, que atua na interlocução com a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e também é conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEPI), apresentou dados das ILPIs do Estado da Bahia, como a distribuição de casos de Covid-19, encaminhamentos que foram dados e o número de óbitos.

Para a gerontóloga, a reunião foi um espaço relevante para estreitar relações e favorecer a rede de defesa da pessoa idosa, que vai além da pandemia. “O Ministério Público da Bahia reiterou a importância do trabalho da Comissão e reconheceu o papel indutor das políticas públicas de proteção à velhice e ao envelhecimento”, salientou a terapeuta.

O encontro, que teve como pauta o CREASI e a Comissão Intersetorial de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência de Idosos do Estado da Bahia, criada para acompanhar as ILPI’s durante a pandemia do novo Coronavírus, fez parte das estratégias do MP para o intercâmbio e construção de saberes, instrumentos e práticas profissionais com o objetivo de apresentar aos participantes as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas na Bahia.

Ascom do Creasi

Notícias relacionadas