Notícias /

Educação Permanente do Hospital Metropolitano promove treinamento de novos profissionais

09/04/2021 14:10

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Metropolitano (HM), responsável pelo treinamento das equipes, tem investido na capacitação dos colaboradores desde o início do funcionamento da unidade, em 20 de março. Somente na última semana, mais de 50 novos profissionais foram treinados com o objetivo de homogeneizar a execução dos protocolos utilizados nas unidades abertas (Clínica Médica e Unidade de Assistência Respiratória) e nas Unidades de Terapia intensiva (UTIs), bem como os fluxos administrativos adotados pelo HM.

O Núcleo vem realizando treinamentos diários, com o apoio e orientação de profissionais experientes, para adequada qualificação e formação de equipes preparadas para atuar no hospital, cuja assistência é exclusiva para pacientes acometidos pela Covid-19. O Metropolitano segue um programa de rotina diferenciado, diante da necessidade de adotar protocolos com procedimentos e fluxos específicos para o enfrentamento do novo coronavírus.

“A Educação Permanente tem o dever de trabalhar as deficiências e fragilidades dos profissionais e processos assistenciais diante das demandas apontadas pelas coordenações dos diversos setores que compõem o hospital”, esclarece a enfermeira Polyana Sampaio. Os treinamentos realizados unem teoria e prática.

Na última semana, por exemplo, enfermeiros e técnicos de Enfermagem foram treinados in loco. “Entre as abordagens podemos citar desde treinamentos focados no manuseio correto de bomba de infusão – disponível e utilizada na assistência direta ao paciente – e fluxos assistenciais, até os fluxos administrativos que são utilizados na rotina dos profissionais da assistência direta”, descreve Polyana. Ela acrescenta que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) acaba de iniciar treinamentos sobre paramentação e desparamentação nos setores do hospital.

Ascom do HM

Notícias relacionadas