Notícias /

Creasi amplia horários para realização de Densitometria Óssea

28/04/2021 15:25

Maria das Dores do Carmo Freire sente muita dor pelo corpo. Na busca por um diagnóstico, foi encaminhada pela médica que a acompanha para realização da Densitometria Óssea e optou por fazê-la no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O Centro de Referência ampliou os horários para a realização do exame, que pode ser feito diariamente, pela manhã ou pela tarde.

O procedimento é feito para quantificar a densidade mineral óssea. Utilizando valores de tabelas de referência, considerando gênero e idade, a densitometria óssea diagnostica a osteoporose. De acordo com a coordenadora do serviço, Fernanda Scher, o exame é realizado de forma rápida e segura. “Sãos dois técnicos atuando em horários alternados, o exame é relativamente rápido e não há necessidade de preparo para fazê-lo”.

Com suspeita de osteoporose, Amália Bispo confirma a informação: “não demorei nem meia hora lá deitada, foi muito tranquilo”, disse a idosa de 67 anos, que é paciente da unidade, ressaltando o cuidado do Centro no atendimento e na realização do procedimento. “Sou cardiopata, diabética e me senti muito segura aqui dentro, o Creasi está sendo maravilhoso”, salientou. A idosa Marina Dalva Peixoto Santos, de 79 anos, também elogiou “são todos educados e amigos”, ressaltou.

O reumatologista da unidade de Referência, Jairo Brandão, alerta que a osteoporose é uma doença silenciosa e ressalta que “a Densitometria Óssea é o exame padrão ouro para diagnosticá-la, sendo recomendado para mulheres após a menopausa, homens com idade superior a 60 anos.” O médico pontua ainda, a importância da atenção aos pacientes que fazem uso prolongado de medicamentos anticonvulsivantes, anticoagulantes e corticoides, aqueles com distúrbios nutricionais, assim como com casos da doença na família.

Como agendar

Para a realização do exame é preciso efetivar a marcação de forma presencial, no próprio Creasi (Av. ACM, S/n, Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), térreo, Parque Bela Vista – Iguatemi), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, apresentando original e cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência com CEP, o Cartão SUS e o Laudo para Solicitação/Autorização de Procedimento Ambulatorial, com data inferior a 90 dias. No caso de pacientes que residem no interior do estado, a marcação é feita através do e-mail alexsandra.magalhaes@saude.ba.gov.br. Maiores informações pelo telefone (71) 3103-6102 ou acessando o site saude.ba.gov.br/creasi.

Fonte: Creasi

Notícias relacionadas