Telessaúde realiza ciclo de capacitações virtuais para uso das suas ofertas com profissionais da Atenção Básica

28/04/2021 17:34

Entre os meses de abril e junho de 2021, profissionais de saúde da atenção básica dos 417 municípios baianos receberão capacitações virtuais para uso das ofertas de tele-educação, telediagnóstico e teleconsultoria, disponibilizadas pelo Núcleo de Telessaúde da Bahia.

O primeiro treinamento já teve início nesta quinta-feira (28), com os municípios da Região Oeste: Ipupiara, Buritirama e Brotas de Macaúbas e da Região Norte: Itiúba e Antônio Gonçalves, contudo apenas profissionais indicados pelos gestores puderam participar deste momento.

Os treinamentos virtuais tem como objetivos: apresentar as ofertas do Telessaúde, ressaltar a importância do uso das tecnologias da comunicação e informação no SUS e como o Telessaúde pode contribuir para qualificar a gestão do cuidado. A responsabilidade por conduzir esses treinamentos fica por conta da equipe regional de monitoria de campo do Núcleo de Telessaúde.

De acordo com a monitora de campo Região Oeste, Ticiana Ferreira, a intenção desta ação é ampliar o acesso dos profissionais nos municípios às informações dos serviços executados pelo Telessaúde: “entendemos que conhecendo essas ferramentas eles poderão qualificar a sua clínica profissional e respectivamente o atendimento e a assistência prestada pela Atenção Básica”, declarou.

Considerando que a atenção básica vive um processo dinâmico de incorporação de novos profissionais e ampliação de equipes, consideramos importante buscarmos espaços para apresentação de nossas ofertas aos gestores e profissionais de saúde. Esses treinamentos, antes presenciais, hoje, em função do cenário da pandemia, são virtuais, pois entendemos a importância da ferramenta de Telessaúde no dia a dia do trabalho dos profissionais de saúde e na mudança da situação de saúde do munícipio, especialmente neste momento, onde muito se demanda a utilização de tecnologias da comunicação e informação no SUS. O telediagnóstico, um de nossos serviços, é um exemplo dessa tecnologia que se mostra tão importante ao SUS municipal, pontuou Daiana Alves, enfermeira e gestora do Núcleo Telessaúde.

Amanhã, dia 29, é a vez dos municípios de Santo Amaro, Lauro de Freitas e Nazaré. Demais municípios serão contactados pela equipe de monitoria de suas respectivas regionais para agendamento de suas capacitações.

Fonte: Telessaúde