Notícias /

Curso de Atualização em Segurança do Paciente inicia novas turmas

07/05/2021 16:45

A Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/Superh) realizou ontem (06) a aula inaugural do Curso de Atualização em Segurança do Paciente, que visa qualificar profissionais de saúde que atuam na Rede de saúde SESAB/SUS, para a implantação de ações, estratégias e protocolos voltados para o uso de práticas seguras que contribuam para a prestação de uma assistência qualificada.

Construído na modalidade de Educação a Distância (EaD) considerando a necessidade de distanciamento social, a extensão geográfica do Estado da Bahia, bem como a necessidade de capilarização das ações educativas, o curso é dividido em duas turmas, com profissionais de saúde (multiprofissional) de nível médio e universitário, lotados nas unidades da rede própria de Salvador e Região Metropolitana, e da área de abrangência do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste. Para cada turma foram ofertadas 50 vagas.

O curso tem como objetivo divulgar um conjunto de ações que ajudem a identificar e prevenir a ocorrência de incidentes/eventos adversos relacionados à atenção à saúde, possibilitando que os discentes atuem como multiplicadores das boas práticas que promovam a segurança do paciente.

Além disso, visa desenvolver as competências essenciais para a prevenção de erros, incidentes e eventos adversos, através da utilização de protocolos e das boas práticas, e contribuir com o fortalecimento da cultura da segurança do paciente no SUS/BA.

A carga horária total do curso é de 60 horas distribuídas em 4 Módulos Temáticos: 1. Introdução à segurança do paciente; 2. Protocolos básicos de segurança do paciente; 3. Cuidados especializados e segurança do paciente e, 4. Importância da notificação de incidentes e eventos adversos e do Gerenciamento de Resíduos para a segurança do paciente.

Fonte: Superh

Notícias relacionadas