Notícias /

Hemoba realiza coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea no Hospital Roberto Santos

10/05/2021 09:45

A unidade móvel de coleta da Hemoba estará estacionada a partir desta terça-feira (11) na frente do Auditório Central do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. O hemóvel fica na unidade até sexta-feira (14) realizando coleta de sangue e/ou cadastros de doadores de medula óssea das 8h às 17h.

Na coleta itinerante, os atendimentos estão sendo realizados de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para a segurança de todos(as). É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, os espaços comuns estão sendo higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção.

Em Salvador

As unidades fixas de coleta tiveram os horários de funcionamento ampliados após flexibilizações pela Covid-19 no município. Na sede, na Vasco da Gama, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 12h30; nas unidades dos shoppings, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h; no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30; e no Hospital Irmã Dulce, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Serviço

O quê: Roteiro dos Hemóveis
Onde: Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na Rua Direta do Saboeiro, s/n, Cabula, Salvador
Quando: De 11/05 a 14/05, das 8h às 17h

Ascom da Hemoba

Notícias relacionadas