Notícias /

Gerência do Hospital Regional Costa do Cacau presta homenagem aos profissionais de enfermagem

12/05/2021 14:58

Nesta quarta-feira, 12 de maio, é comemorado o dia do profissional de enfermagem. Em referência a data, a Gerência de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, endereçou uma carta em homenagem a todos esses trabalhadores, que exercem suas atribuições com profissionalismo e dedicação.

O documento, assinado pelo gerente de enfermagem do HRCC, Anderson Franco, traz a seguinte mensagem:

“Mesmo em meio ao cenário atual da pandemia da Covid-19, aproveitamos a oportunidade para homenagear e celebrar a semana de enfermagem.

Provavelmente enquanto este texto está sendo escrito, um contingente imensurável de profissionais está na linha de frente dos serviços de saúde, arriscando suas vidas e as vidas dos seus em benefício da vida de outros.

Não acredito que somos heróis e nem anjos como costumam falar, pois também temos aflições, problemas, adoecemos, perdemos entes queridos e ainda assim, precisamos seguir com a jornada.

Acredito que na verdade somos altruístas, pois ser enfermagem nos tempos de hoje é se doar a confortar a dor daquele que nem se conhece, travar guerras contra seres invisíveis que podem sem querer nos acompanhar até em casa, é anular a nossa angústia e consolar o outro, além de ir para o trabalho enquanto a recomendação geral é ficar em casa, simplesmente pelo fato de sermos essenciais, mesmo com medo.

Acho que certo mesmo sempre foi a ‘mãe da enfermagem’ Florence Nightingale, pois enfermagem nada mais é do que arte, a arte do cuidar, e cuidar significa responsabilizar-se pelo outro, responsabilizar-se por aquele que não pode cuidar de si mesmo e nos confia a sua vida, e parando para analisar, somos realmente essenciais, além de sermos, em geral, a categoria com maior contingente de profissionais nas instituições de saúde, somos aqueles que estão sempre de prontidão à espera, somos o maior e o mais prolongado contato dos pacientes, somos a mão que cuida, que traz tranquilidade, proporciona conforto, renova a esperança e promove e protege a vida.

De fato, não temos espada, não temos escudo e ainda não aprendemos voar, mas nosso melhor traje ainda é o nosso saber e nós o utilizamos com maestria a cada plantão.

Expresso aqui a minha imensa gratidão aos profissionais da enfermagem do HRCC, pela dedicação e empenho empregados durante esses 2 anos de mudanças e adaptações, desde o colaborador que está na ponta prestando os cuidados diretos até os líderes que caminham comigo em uma parceria incansável, vocês são admiráveis.

O que posso desejar a nós é que possamos nos manter firmes na busca constante de conhecimento, para fazermos uma enfermagem com responsabilidade e compaixão, que aprendamos a caminhar juntos, mantendo vivo o espírito de equipe, compreendendo também que precisamos ser bons mesmo nas adversidades e que não nos esqueçamos que nossa missão é mais do que nos responsabilizar por um indivíduo é cuidar do amor de alguém.”

O gerente de Enfermagem do HRCC, Anderson Franco, finaliza a carta parafraseando o psiquiatra e psicoterapeuta suíço, Carl Jung, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Ascom do Costa do Cacau

Notícias relacionadas