Notícias /

HGRS promove ações em atenção ao Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar

18/05/2021 15:09

Em atenção ao Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoveu, na última semana, uma ação de conscientização para os trabalhadores da unidade. Conduzida pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS), a atividade contou com dinâmicas de higienização das mãos e distribuição de brindes.

Uma das dinâmicas aconteceu com o auxílio de uma caixa preta com luz negra e creme com neon. Após a experiência, que consistia em colocar as mãos na caixa escura para checar se a higienização das mãos havia sido feita corretamente, funcionários e pacientes do hospital se surpreenderam. Quase ninguém escapou dos resquícios de sujeira, mesmo tendo se submetido à lavagem criteriosa das mãos.

Na avaliação da diretora de enfermagem do HGRS, Indaiane Abade, o Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar, celebrado em 15 de maio, é uma data importante porque enfatiza e fortalece as práticas recomendadas para prevenção e controle da infecção hospitalar: “são medidas simples de higienização das mãos, mas que têm grande impacto para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde”.

Segundo ela, essas ações ampliam a adesão das equipes aos momentos de higienização das mãos. “Nós temos cinco momentos, que são: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento, após tocar o paciente, após sair de uma superfície próxima ao paciente – ou seja, se o profissional for ao leito do paciente, precisa fazer a higienização das mãos na saída – e após o risco de exposição a fluidos corporais – quando vai desprezar a urina do paciente, por exemplo”.

Notícias relacionadas