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Curso para implantação das Salas do Pé Diabético é retomado pela Sesab

26/05/2021 15:43

Focado na promoção, prevenção das lesões e diagnóstico precoce das complicações no pé da pessoa com Diabetes Mellitus (DM), o Curso de prevenção, manejo e reabilitação das lesões de pé em usuários portadores de diabetes visa a implantação das salas de pé diabético e qualificação dos profissionais que atuarão nestas salas. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, criando espaços de referências nos municípios para tratar essas lesões.

Desde setembro de 2019, profissionais de enfermagem estão sendo qualificados em todo o Estado da Bahia para a implantação da Sala do Pé Diabético. Dos 193 municípios que aderiram à Portaria Nº 51 de 14 de janeiro de 2019, 57 participaram da capacitação, mas apenas 13 estão com as Salas implantadas e em funcionamento. Com a interrupção devido à crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, o curso ficou suspenso por cerca de um ano e retomou as atividades, em 2021, com a previsão de qualificar mais 200 profissionais de enfermagem em todo o Estado.

A retomada aconteceu após articulação e parceria intra e inter setorial de áreas técnicas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, envolvendo a Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), a Diretoria da Atenção Básica (DAB), Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA) e Diretoria de Gestão do Cuidado (DGG). A ação está inserida em uma das 33 ofertas de qualificação em 2021 pela ESPBA, voltada para profissionais da saúde que atuam na Rede de Atenção à Saúde, financiados pelo Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS).

O curso é ofertado na modalidade de ensino remoto, através da Plataforma Moodle, com carga horária total de 30 horas. Os 200 profissionais de enfermagem envolvidos estão divididos em 10 turmas. As atividades acontecem em encontros semanais, síncronos e assíncronos, contemplando atividades de leitura e de campo.

Fonte: ESPBA/DAB

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