Notícias /

Evento da Maternidade Tsylla Balbino aborda morte materna durante pandemia

28/05/2021 09:33

Com a temática “O panorama da mortalidade materna durante a pandemia pelo novo coronavírus em Salvador”, a Maternidade Tsylla Balbino (MTB) reunirá especialistas das áreas médica e de enfermagem, para refletir sobre a morte materna, suas causas e as possíveis ações de prevenção para a redução dos níveis de óbito destas mães. A ação recebe o apoio da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH) e acontecerá de forma virtual, no dia 2 de junho, através do link: https://conasems-br.zoom.us/j/93440197616.

O evento faz alusão ao Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, comemorado em 28 de maio, e instituído através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, a qual expressa a necessidade de um olhar cuidadoso sobre a saúde da mulher e estimula o debate sobre ações políticas imprescindíveis para a mulher no período gestacional.

O panorama lança luz à discussão de temas estratégicos, correlacionados com a tragédia sócio-familiar e de saúde pública que representa a morte de uma mãe, na maioria das vezes, por causa evitáveis. A abordagem será centrada na mortalidade materna em Salvador, na importância do pré-natal para a redução desses óbitos, mas também abordará o manejo clínico da gestante, do parto e puerpério da paciente com Covid-19, além da importância do preenchimento correto da Declaração de Óbito (DO).

A abertura do evento ficará a cargo da diretora geral da Maternidade Tsylla Balbino, Rita Calfa. Os temas serão apresentados pela enfermeira auditora e presidente do Comitê de Óbito da MTB, Rívia Paloma, a médica obstetra e apoiadora da diretoria técnica da MTB, Graziele Reis, o médico obstetra, coordenador da obstetrícia e vice presidente do comitê de óbito da MTB, Jairo Prado, além do médico obstetra, diretor técnico da MTB, José Luís Brandão.

A plateia virtual terá um tempo de interação com os palestrantes sobre os assuntos abordados. O evento é voltado para profissionais da saúde da rede Sesab, começará às 14h com previsão de término às 17h.

Fonte: Maternidade Tsylla Balbino/ ESPBA

Notícias relacionadas