Notícias /

Fisioterapeutas do HGRS são treinados para uso de capacete de respiração artificial

01/06/2021 16:11

Fisioterapeutas do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberam, nesta terça-feira (1º), treinamento para uso do capacete Elmo. O equipamento, que é uma alternativa para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, foi doado à instituição pela Locmed Hospitalar.

Inicialmente, o capacete elmo beneficiará os pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular do HGRS, mas a ideia é de que também seja utilizado por outros serviços, após a fase de experimentação. “Nós pleiteamos o treinamento e o capacete. Já conseguimos capacitar os supervisores das UTIs e enfermarias e eles serão nossos multiplicadores”, conta a coordenadora de fisioterapia do Hospital Geral Roberto Santos, Viviane Pereira.

Elmo

Criado em abril de 2020 – na pandemia da Covid-19 -, o Elmo é um capacete de respiração assistida com gerenciamento de pressão contínua e de forma não invasiva. É uma ferramenta utilizada antes da intubação orotraqueal. De acordo com indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará, onde foi desenvolvido, o uso desse mecanismo possibilitou a redução em 60% de internação em leitos de UTI de Fortaleza.

Ascom do Roberto Santos

Notícias relacionadas