Notícias /

HGRS promove agenda para reativação de comissão local de cuidados paliativos

04/06/2021 16:07

Com o objetivo de promover o debate sobre cuidados paliativos pela perspectiva dos profissionais e estudiosos da área, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, nesta semana, a mesa redonda on-line ‘Cuidados paliativos: percepções e desafios da equipe multiprofissional’. A atividade, organizada pela Comissão de Educação Permanente Multiprofissional (Cepemu-HGRS), precede a reativação da Comissão de Cuidados Paliativos da instituição, que ocorrerá nos próximos dias.

De acordo com o diretor médico do HGRS, o médico intensivista André Estrela, cuidados paliativos são princípios relacionados à qualidade de vida e promoção do conforto ao paciente e à família, na presença de doenças crônicas e degenerativas, reiterando a vida e a morte como processos naturais. “Atividades com esse conteúdo estão inseridas no processo de reestruturação e reativação da Comissão de Cuidados Paliativos do HGRS, que, entre outras atribuições, irá assessorar a equipe multiprofissional na condução e aprimoramento da assistência em situações de cuidados paliativos”, conta ele, que também é integrante da Cepemu.

A mesa-redonda contou com a presença da coordenadora de cuidados paliativos da Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a médica Karoline Apolônia, e do médico Franklin Santana Santos, pós-doutor em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska (Suécia). Participaram, ainda, a psicóloga Jiane Correia Borges, referência da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e do ambulatório de paliação e luto perinatal da Maternidade Climério de Oliveira; Rudval Souza da Silva, doutor em enfermagem, professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Fabiana Fonseca, fisioterapeuta do HGRS, mestra em família na sociedade contemporânea; Érika de Brito Rio, assistente social do HGRS, especialista em psicopedagogia institucional e clínica.

Notícias relacionadas