Notícias /

Gincana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente recolhe materiais recicláveis e promove plantio de mudas de árvores no Clériston Andrade

07/06/2021 15:34

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) reforça a importância da sustentabilidade em uma instituição hospitalar. Para marcar a data, o setor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) do HGCA, realizou na manhã desta segunda-feira, 07 de junho, o encerramento de uma gincana de arrecadação de materiais recicláveis. Os participantes fizeram o plantio de mudas de árvores, apresentação fotográfica e exposição de murais e objetos confeccionados com estes resíduos.

Cerca de 30 servidores do HGCA estiveram envolvidos com a Gincana. De acordo com Luciana Leocadio, coordenadora do PGRSS, o principal objetivo da gincana, que teve inicio em abril deste ano, foi diminuir a quantidade de resíduos infectantes. Durante este período, foram arrecadados mais de 600 kg de material reciclável. “Durante a pandemia aumentou consideravelmente a quantidade de resíduos recicláveis no HGCA. A gincana serviu para reduzir o descarte incorreto deste material e incentivar a coleta dos materiais recicláveis como papéis, papelão, plásticos, vidro, dentre outros. Nosso propósito é também conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da preservação ambiental e diminuir o impacto que o descarte incorreto do lixo causa ao meio ambiente”, afirmou.

Outra ação de sustentabilidade está sendo realizada desde o inicio da pandemia pela Central de Material e Esterilização (CME), que identificou de forma segura e criativa a possibilidade de reciclagem ou reutilização das mantas de SMS (Spunbond-Meltblown-Spunbond’). O envolvimento da equipe assistencial da CME no projeto desencadeou uma série de iniciativas de sustentabilidade dentro do setor. Atualmente, existe um “time” que identifica as mantas SMS que não tem condições para embalar as caixas cirúrgicas ou aquelas que passaram pelo processo de esterilização e sofreram algum tipo de inconformidade. Essas são separadas e destinadas para confecção de diversos artigos como máscaras, gorros, jalecos dentre outros produtos artesanais.

Ascom do Clériston Andrade

 

Notícias relacionadas