Notícias /

Sesab promove capacitação de gestores e trabalhadores da Policlínica de Eunápolis

09/06/2021 16:15

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)/Superintendência de Recursos Humanos (Superh), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes), realizou esta semana a Qualificação para os Gestores e Trabalhadores que atuarão na Policlínica Regional de Saúde com sede em Eunápolis. A abertura da qualificação foi realizada por meio de plataforma virtual, tendo em vista as medidas de precaução adotadas pelo Governo do Estado da Bahia para conter a transmissão da Covid-19.

O evento contou com a participação do presidente do Consórcio da Costa do Descobrimento, Agnelo Silva Santos Júnior, do representante do Estado no Consórcio, Nelson Portela, do Diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, Rodrigo Kuada, do Coordenador das Qualificações das Policlínicas, Bruno Guimarães, da Diretora Geral da Policlínica, Camilla Coelho Brandão Soares, dos gestores municipais que fazem parte do Consórcio de Saúde (secretários de saúde, coordenadores da atenção básica e reguladores municipais), além dos trabalhadores que atuarão na Policlínica. No total foram qualificados 47 trabalhadores.

Os objetivos da qualificação são: promover a compreensão do papel desse equipamento para Rede SUS, padronizar o atendimento humanizado e eficiente à população similar ao padrão SAC, acolher e compor um corpo de gestores e trabalhadores, cientes de suas funções e importância, considerando o âmbito regional do Sistema Único de Saúde (SUS), para que estes possam conduzir processos técnicos e políticos, reconhecendo a educação permanente como recurso para o aperfeiçoamento necessário à organização da assistência à saúde, repercutindo na sua vinculação com o SUS.

A Policlínica Regional de Saúde com sede em Eunápolis é a 17ª implantada no estado. A ação, que é coordenada pela Superh, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes) e em parceria com os Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, tornou-se uma ação intersetorial, já que agrega diversos setores da secretaria como a Assessoria de Planejamento e Gestão da Saúde (APG), Diretoria da Atenção Básica (DAB), Diretoria de Modernização Administrativa da Saúde (DMA), além da parceria com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) e da Diretoria Operacional do SAC (DOS) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC/Saeb).

Fonte: Dgtes/Superh

Notícias relacionadas