Notícias /

Capacitação para preceptoria de residências finalizada com saldo positivo

15/06/2021 11:17

“Saldo positivo!” Estas foram as palavras de ordem durante o encerramento da capacitação de 50 profissionais da saúde vinculados aos Programas de Residências Médicas e Residências das Áreas Profissionais de Saúde – Uni e Multiprofissional – qualificados, com competências pedagógicas básicas, para o exercício da preceptoria.

O “Curso Básico para Qualificação de Preceptores SUS da Região Metropolitana de Salvador” encerrou suas atividades esta semana, e compõe uma das 33 ofertas de cursos da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/ SUPERH), em 2021, financiadas pelo Programa de fortalecimento do SUS – PROSUS.

Planejado pela Coordenação de Residências em Saúde (Cores/ ESPBA), a capacitação teve como objetivo contribuir com a formação em educação e gestão de ensino na saúde de profissionais que participam integralmente da formação de residentes como preceptores e/ou supervisores em estágios nos Programas de Residências Médicas e em Áreas Profissionais de Saúde nos Estabelecimentos de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Para o coordenador da Cores/ESPBA, o Professor Ângelo Castro Lima, apesar das dificuldades que cercaram o planejamento do curso, a experiência abre espaço para novas ofertas de capacitação. “Vamos continuar buscando a valorização, a qualificação e a remuneração justa dos preceptores do Estado da Bahia”.

A equipe de trabalho também foi elogiada no encerramento. A ação educativa contou com o apoio da Sanitarista e Professora Jeane Magnavita (Cores/ESPBA), e as aulas foram ministradas pela Sanitarista e Professora Lívia Nogueira e pelos médicos e especialistas em Medicina de Família e Comunidade professor João Zallio Coelho e Washington Abreu (Coordenador do Programa MFC/ESPBA).

Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas