Notícias /

Hospital da Mulher e Sesab promovem estratégias implementares aos Cuidados Paliativos

28/06/2021 17:33

Em visita técnica realizada pelo coordenador estadual da Comissão de Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Franklin Santana, o Hospital da Mulher e a pasta da Saúde alinharam, através da Comissão de Cuidados Paliativos, estratégias implementares para efetivação e aperfeiçoamento dos Cuidados Paliativos realizados na unidade.

Com oficinas práticas e teóricas sobre temas como Comunicação de Más Notícias e Hipodermóclise, a realização do curso digital de Cuidados Paliativos para a equipe multidisciplinar é uma dessas estratégias. As aulas terão início no mês de julho, com carga horária de 40 horas.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, Cuidados Paliativos são uma abordagem para melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam uma doença ameaçadora da vida. Para isso, são utilizados recursos como a prevenção e o alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

O médico e coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos da Sesab, Franklin Santana, explica que os cuidados paliativos realizados pela equipe multidisciplinar melhoram significativamente a qualidade da assistência para as pacientes. “Visamos melhorar não só a qualidade de vida dessas pacientes, mas também dos seus familiares. Quando a gente fala de paciente, a gente também olha para a família, entendendo o cuidador no sentido mais amplo e não apenas consanguíneo, para que essa paciente tenha esse período melhor assistido, com pessoas totalmente habilitadas para esse cuidado”.

Notícias relacionadas