Notícias /

HGRS recebe neurocirurgião Paulo Niemeyer para cirurgia inédita no SUS da Bahia

01/07/2021 14:54

Maior hospital da Bahia, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, na próxima terça-feira (6), os neurocirurgiões Paulo Niemeyer Filho e Paulo Luiz Cruz, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro, para realizar, pela primeira vez na rede estadual de saúde, uma neurocirurgia para tratamento de Parkinson. O procedimento, que está na fase piloto, visa controlar os sintomas da doença, possibilitando melhor qualidade de vida do paciente.

“Ao longo dos anos, temos mantido contato com o doutor Niemeyer, que se mostra um grande incentivador do nosso serviço. A presença de um profissional desse nível muito nos orgulha e reafirma a capacidade que o Hospital Roberto Santos tem de realizar procedimentos complexos e desafiadores”, comemora o neurocirurgião Leonardo Avellar, chefe do serviço e da residência de neurocirurgia do HGRS.

A primeira paciente a se submeter à neurocirurgia de Parkinson na Bahia tem 68 anos e sofre da doença há 20 anos. O Ministério da Saúde ainda não incorporou esse procedimento ao rol de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo realizado, até o momento, apenas em capacitações profissionais e estudos clínicos

Em tratamento medicamentoso, a paciente possui indicação cirúrgica devido à refratariedade às drogas. Ela já está vacinada contra a Covid-19.

Ascom do Roberto Santos

Notícias relacionadas