Notícias /

Unidade de Fígado da Sesab promove atividades no Julho Amarelo

07/07/2021 16:44

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A Bahia, desde 2017, instituiu o mês de julho como “Julho Amarelo”, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.

Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap)\ Unidade de Fígado, está promovendo o mês de conscientização das hepatites virais, com a oferta, no dia 23, de testes para diagnóstico da doença. O atendimento será de 7 às 17 horas, com distribuição de senhas a partir de 7 horas e a previsão de realizar 60 testes.

A diretora da Unidade de Fígado, Miralba Freire, recomenda que as pessoas se informem sobre as doenças hepáticas e façam o teste para a detecção da doença. As hepatites ainda são um problema de saúde pública, e a hepatite B tem uma relação muito próxima com o câncer de fígado. “Apesar de termos a vacina disponível na rede pública, a cobertura vacinal ainda pode ser aperfeiçoada”, comenta secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Referência

Primeiro centro de referência no tratamento de doenças do fígado no Estado, a Unidade de Fígado é vinculada ao Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), e está localizada no Engenho Velho de Brotas. Com expectativa de atender, em média, 500 pacientes por semana, a unidade conta com salas de procedimentos e multidisciplinar, além de ultrassonografia, farmácia e consultórios.

Além de usuários que sofrem com hepatites virais, o local recebe também pacientes com doenças hepáticas autoimunes; induzidas por drogas; nódulos; hepáticos; doenças hepáticas crônicas; e ainda realiza atendimento de pacientes no pré e pós-operatório de transplante hepático. .

Hepatites

As hepatites virais são infecções causadas por vírus que agridem o fígado podendo levar a complicações como cirrose, câncer (hepatocarcinoma) e até a morte. São conhecidos 5 vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV), sendo que os vírus A B e C são os mais frequentes no Brasil. São doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante o diagnóstico das hepatites B e C para instituir o tratamento precocemente. O diagnóstico das hepatites B e C é realizado por meio do teste rápido, disponível nos serviços de saúde.

Notícias relacionadas