Notícias /

Hospital Regional Costa do Cacau realiza duas captações de múltiplos órgãos no mesmo dia

13/07/2021 12:00

Pela primeira vez, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou duas captações de múltiplos órgãos no mesmo dia. Esses procedimentos aconteceram na última quinta-feira (08) e contaram com o apoio de diversos setores e equipes multidisciplinares.

O enfermeiro Wagner Campos, da CIHDOTT do HRCC, ressaltou que o momento foi inédito e um desafio único para a comissão. “Essas duas captações, em um só dia contou com um desempenho muito grande dos setores envolvidos, principalmente com amplo apoio da gerência de enfermagem, coordenações, diretoria do hospital, da Organização de Procura de Órgãos (OPO/SUL) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, destacou.

De acordo com o enfermeiro, as famílias compreenderam a mensagem sobre a importância da doação e se mostraram muito dispostas a colaborar para que a captação fosse realizada. “Os familiares tiveram paciência em todo o processo de espera. Aguardaram todos os tramites da documentação que é conferida pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia (COSET – BA). Entenderam, cooperam bastante com todo o processo”, disse

A CIHDOTT tem um apoio importante do setor de Psicologia para sensibilização dos familiares, sempre com respeito ao momento de luto dessas pessoas, assegurou Wagner Campos. “Acolhemos e indicamos que a decisão é exclusiva da família. Após autorização do procedimento os parentes do doador são informados sobre todos os passos e o andamento das captações”, sinalizou.

O enfermeiro ainda exaltou o trabalho de profissionais e equipes envolvidas no processo. “Uma boa diligência da parte médica, da enfermagem e demais setores. Tudo que foi solicitado nós tivemos retorno rápido, isso beneficiou bastante na hora das captações. Todas as áreas envolvidas contribuíram muito. Agradeço a parceria da OPO/SUL e ressalto o apoio da Sesab para que tudo ocorresse conforme planejado de forma adequada e no tempo programado”, concluiu.

Equipe e setores envolvidos nas captações – Médicos: Ávio Brasil, Mariana Timbó e Victor Peixoto. Enfermeiros: Wagner Campos, Silvana Batista e Luciana Alves. Setores: CIHDOTT; Gerência de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Centro

Cirúrgico; Nutrição; Transporte; Serviço social; Psicologia; Compras e Agência Transfusional.

Ascom do Costa do Cacau

Notícias relacionadas