Notícias /

Núcleos internos realizam visita técnica em busca de melhoria da assistência aos pacientes do Hospital Regional Costa do Cacau

28/07/2021 10:45

Os núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciaram um processo de auditoria interna nos setores assistenciais para a realização de visita técnica e a verificação da aplicação dos protocolos instituídos na unidade, com base na RDC 36 – resolução do Ministério da Saúde que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências.

As visitas técnicas buscam apontar possíveis inadequações nos procedimentos e orientar a aplicação do trabalho de forma adequada, melhorando o desempenho do atendimento aos pacientes, assegura a enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP. “Essa auditoria começou no dia no último dia 19 de julho e será finalizada na próxima quinta-feira (29). Os núcleos estão visitando as áreas assistenciais, verificando a aplicação de protocolos já implantados e se os mesmos estão sendo seguidos, conforme orientado anteriormente em capacitações e treinamentos”, disse.

“Já visitamos alguns setores e encaminhamos para as coordenações relatórios com as indicações das não conformidades encontradas. Assim, os coordenadores e suas equipes podem corrigir os itens sinalizados, adequando aos protocolos instituídos no HRCC, efetivando o trabalho de acordo com os requisitos estabelecidos”, complementou Adriana Santos.

Adrielle Acássia e Carlos Vitorio de Oliveira, enfermeiros do NEPS, informam que a visita técnica da educação permanente tem como objeto a transformação do processo de trabalho cotidiano, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde objetivando qualificação da assistência e a avaliação das ações educativas implementadas.

Setores visitados – A visita técnica já passou pelas Enfermarias, do primeiro e segundo andar, alas A e B; nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) 1 e 3; Emergência e Centro Cirúrgico. Nesta terça-feira (27), a auditoria verifica as UTIs Covid 1 e 2, na quarta-feira (28), a Enfermaria Covid e encerra na quinta-feira (29), no Serviço de Hemodinâmica.

Notícias relacionadas