Notícias /

Bahia registra cinco doações de múltiplos órgãos em 24 horas

12/08/2021 17:22

A Central de Transplantes da Bahia registrou, nas ultimas 24 horas, cinco doações de múltiplos órgãos, o que possibilitou a realização de três transplantes de fígado, 10 transplantes de rim e seis transplantes de córneas, totalizando 19 pessoas beneficiadas com as doações. Alguns órgãos deixaram de ser captados por estarem inviáveis para o transplante ou por não ter sido autorizado pela família.

As doações ocorreram nos hospitais: Geral do Estado, Geral de Vitória da Conquista, Geral Roberto Santos e Municipal de Salvador. Desde o inicio da pandemia, o programa de transplante da Bahia se mantém ativo, realizando acolhimento das famílias, entrevista familiar, captação de órgãos e transplantes.

De janeiro ate julho desse ano foram efetivadas 56 doações de múltiplos órgãos, 228 doações de córneas, 26 transplantes de fígado, 135 transplantes de rim, 225 transplantes de córneas, 20 transplantes de medula óssea e quatro transplantes de pele.

O principal motivo da não efetivação de doadores no estado é a negativa familiar, que vem registrando cerca de 68% nos últimos 6 meses de 2021.

A lista de espera para transplante: 22 fígado, 1049 rim, 893 córneas.

Fonte: Central de Transplantes

Notícias relacionadas