Notícias /

Sesab lança livro sobre programa Mais Médicos na Bahia

18/08/2021 11:35

Já está disponível a versão digital da primeira edição do livro Mais Médicos Bahia 2013-2021, totalmente ilustrada, que traz um panorama da atuação do programa federal, na Bahia, nos últimos 8 anos.

Com 105 páginas, o exemplar compila uma série de relatos comoventes de profissionais médicos e de enfermagem acerca dos desafios enfrentados para a oferta de atendimento médico em zonas de difícil acesso do interior do estado, algumas quase inóspitas.

Em fotos e textos, estão ilustradas as dificuldades do dia a dia e a rotina dura de médicos brasileiros e estrangeiros na zona rural, em comunidades quilombolas e nas regiões periféricas da capital do estado.

A publicação também reúne dados sobre as ações do programa: em 8 anos, uma média anual de 1.300 médicos, brasileiros, cubanos, angolanos e suíços passaram por 367 municípios baianos, ou seja, 88% do território baiano foram alcançados pelo programa.

Um projeto grandioso, que na Bahia atendeu cerca de 5,6 milhões de pessoas desprovidas de serviços de saúde primária. Pessoas que passaram a ter tanto a assistência médica como o acolhimento psicológico, emocional e afetivo.

O livro faz um recorte humanístico sobre o desempenho e resultados do programa no estado, à época, um dos mais carentes em quantidade de profissionais de medicina.

Para conferir o livro, clique aqui.

Notícias relacionadas