Divep promove curso para formação de auxiliar de entomologia

30/08/2021 09:57

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e da Coordenação das Doenças de Transmissão Vetorial (CODTV) e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Oeste (NRS Oeste), irá promover o I curso presencial de formação para auxiliar de entomologia.

O curso tem como objetivo implementar e implantar as equipes de entomologia, na sede e nas 02 Bases Regionais de Saúde Oeste: Barreiras (sede), Ibotirama e Santa Maria da Vitória. A capacitação terá como público alvo servidores do NRS Oeste e serão distribuídos em 3 módulos, nos períodos de 31de agosto a 11 de setembro, de 04 a 16 de outubro e de 1º a 13 de novembro, com carga horária de 200 horas distribuídas em 32 horas teóricas, 136 horas práticas de laboratório e 32 horas de pesquisas de campo.

Devido às profundas alterações ambientais, a domiciliação de vetores e parasitos, associado ao crescimento alarmante das populações humanas nos centros urbanos, com o êxodo rural e as facilidades de transportes, se percebe a emergência e reemergencia de doenças transmitidas pelos vetores no Estado da Bahia tais como: Dengue, Zica, Chincungunya, Febre Amarela, Leishmanioses, Doença de Chagas e Esquistossomose.

No âmbito político-institucional, as ultimas décadas foram marcadas por intensas transformações no sistema de saúde brasileiro, relacionadas com as mudanças ocorridas que consideravam a necessidade da descentralização e unificação como princípios essenciais a um sistema de saúde mais moderno e eficiente.