Notícias /

SESMT do Hospital do Subúrbio realiza ação educativa de combate ao fumo

01/09/2021 10:14

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital do Subúrbio (HS) promoveu ação educativa, nesta terça-feira (31), para conscientizar os profissionais que atuam no HS sobre os malefícios provocados pelo fumo. O tema foi escolhido em virtude da data de 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Na atividade realizada pelo SESMT do HS, um estande e um painel foram montados com fôlderes e cartazes explicativos, mostrando os benefícios que surgem ao parar de fumar e os efeitos nocivos do tabagismo passivo.

O engenheiro de Segurança do Trabalho do HS, Marco Ribeiro, explica que a atividade visou promover debates sobre os danos do uso do tabaco à saúde física da população. “Abordamos a ocorrência da forma grave da Covid-19 em pacientes que são fumantes e também, como já é sabido, a relação entre o uso do tabaco e a incidência de câncer de pulmão”, pontuou.

Colaboradores do HS e pacientes visualizaram os cartazes que traziam informações sobre a importância de não usar o cigarro, suas consequências para fumantes ativos e passivos. “Alguns interagiram com perguntas, principalmente no que diz respeito à associação entre Covid em sua forma mais grave e o tabagismo. A campanha foi bastante positiva tendo em vista a receptividade do público-alvo”, disse Marco.

Ascom do Hospital do Subúrbio

Notícias relacionadas