Notícias /

Engenheira do HGRS publica artigo sobre ações para evitar contaminação hospitalar

06/09/2021 15:28

Um artigo que trata de ações para evitar a contaminação do ambiente hospitalar foi publicado na última edição da revista científica Brazilian Journal of Development. A experiência – descrita pela engenheira Caroline Santos da Silva, que atua no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) – foi desenvolvida durante a construção do hospital-dia que funcionou na instituição de junho de 2018 a janeiro de 2021.

De acordo com Caroline, para cumprir o objetivo do trabalho, foi realizada, na primeira etapa, uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, um estudo de caso com o propósito de analisar a construção do hospital-dia: “que tem como vizinhos os setores de bioimagem, UTI [unidade de terapia intensiva] pediátrica, agência do Banco do Brasil e o corredor principal de acesso ao hospital”.

Todo ambiente ao redor, então, foi avaliado a fim de compor um plano de prevenção para minimizar os riscos aos quais as áreas relacionadas estavam expostas. “Para elaboração do plano, foram realizadas visitas técnicas, com levantamento de dados e entrevistas informais com os funcionários dos setores envolvidos”, conta a engenheira.

‘Construção Day Hospital do HGRS: ações preventivas para evitar a contaminação do ambiente hospitalar’ é o título original do artigo, traduzido, no inglês, para ‘Day Hospital construction at HGRS: preventive actions to avoid contamination of the hospital environment’. Confira a íntegra da publicação aqui: https://bit.ly/BJD-HGRS

Ascom do Roberto Santos

Notícias relacionadas