Notícias /

Setembro Amarelo: Hospital Clériston Andrade realiza caminhada e atividades para prevenção ao suicídio

09/09/2021 14:42

Com o tema: “Cuidar da Saúde mental é um exercício diário!”, a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), realiza uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo. O evento, que será neste sábado, dia 11 de setembro, às 7h, no Parque da Lagoa Grande, conta com o apoio do Sindsaúde. Os organizadores estão solicitando 1kg de alimento não perecível por participante e durante a caminhada haverá entrega de kits/brindes no local do evento.

Além da Caminhada, no decorrer deste mês, serão realizadas outras atividades promovidas pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), com apoio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) dentre as tais podemos citar acompanhamento psicológico, práticas integrativas como acupuntura, auriculoterapia, ventosoterapia, cromoterapia, aromoterapia, yoga, massagens relaxantes e palestras motivacionais, cujo público-alvo são os servidores da unidade.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas