Em Guanambi, governo anuncia R$ 11,6 milhões em investimentos na saúde

20/09/2021 17:38

O governador Rui Costa visitou a cidade de Guanambi, nesta segunda-feira (20), onde anunciou o investimento de R$ 11,6 milhões na área de saúde para o fortalecimento da rede materno-infantil. Os investimentos englobam as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Guanambi para implantação de uma nova maternidade e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN).

O centro de parto natural promoverá um serviço voltado para as necessidades e segurança da gestante e do bebê, incentivando a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários.

“São muitos investimentos anunciados ou iniciados aqui em Guanambi. Teremos a maternidade junto com o hospital regional e a unidade de parto natural para dar melhores condições não apenas para a população de Guanambi, mas para a região inteira”, destacou Rui.

“Teremos uma nova maternidade com 33 leitos, sendo 13 de gestação de alto risco, e 10 leitos de UTI neonatal. Para além disso, teremos o centro de parto natural intra-hospitalar, que fica mais próximo da paciente quando ela precisa de uma intervenção cirúrgica. Esse CPN constará de cinco leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério). Então, é toda uma estrutura voltada para a gestante de risco habitual ou de alto risco na macrorregião, que é composta por 21 municípios e 480 mil habitantes”, informou a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim.

Outras ações

Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 60 milhões em obras e ações no município de Guanambi, como a policlínica regional de saúde; o Centro Integrado de Comunicação (Cicom); o Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste; uma ambulância tipo A; um veículo para serviços da Adab; e a 1ª etapa do Centro de Bioimagem.

Os investimentos ainda incluíram a entrega de 1.125 cadastros ambientais rurais; a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e ligações domiciliares no povoado Casa de Dona Dedé; uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Lagoinha Vasconcelos; a ampliação do Hospital Regional; quatro viaturas para a Polícia Militar; um posto SAC; além da segunda etapa do Sistema Adutor da Região de Guanambi Adutora do Algodão.