Notícias /

Hospital Metropolitano realiza workshop sobre o Setembro Amarelo

20/09/2021 10:41

Na última quarta-feira(15), o Hospital Metropolitano ofereceu aos seus colaboradores um workshop sobre a conscientização da prevenção ao suicídio. A iniciativa integra a ação interna do “Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!”.

O diretor técnico do hospital, Gabriel de Carvalho Cunha, abriu a apresentação dando as boas-vindas à psicanalista Carol Machado e falou sobre a satisfação em tê-la presente na oportunidade, por abordar um assunto tão importante para todos: a vida. Na palestra, a profissional explicou a importância do mês. “Refletir sobre a vida e o viver, eis a convocação do setembro amarelo. Pensar sobre a importância do cuidado com a gente e com o outro, sobre a importância de escutar e olhar o outro e assim perceber que o sentir é particular e que toda dor tem uma história que por si só a valida”, disse Carol.

De acordo com a psicanalista, o suicídio é multifatorial, independe do que se tem, do que se perdeu. “Não é sobre a perda, mas sobre a presença da ausência, a relação que se tem com o que se perdeu, e cada pessoa vai sentir a partir dessa relação e do lugar que esse ‘objeto perdido’ ocupava para aquele sujeito. Isto não é sobre o que se foi, mas sobre o que ficou, como ficou”, explicou no evento.

Carol Machado deixou uma mensagem de incentivo e de confiança aos que participaram do workshop: “Não é sobre saber que tem alguém segurando sua mão, mas saber que tem quem não vai soltar”.

O Núcleo de Educação Permanente, juntamente com a Psicologia e Medicina do Trabalho, vem desenvolvendo a campanha a fim de conscientizar os colaboradores de que todas as vidas importam e chamando a atenção de que buscar ajuda com familiares, amigos e profissionais e falar é a melhor solução.

O evento, realizado no auditório do HM, reuniu mais de 40 colaboradores, que finalizaram o workshop com a satisfação de ter aprendido um pouco mais sobre a valorização da vida.

Ascom/Hospital Metropolitano

Notícias relacionadas