Notícias /

Hospital Metropolitano completa seis meses de funcionamento com mais de 2 mil pacientes recuperados da Covid-19

21/09/2021 17:36

O Hospital Metropolitano (HM) completou, na última segunda-feira (20), seis meses de funcionamento, apresentando resultados importantes no que diz respeito à assistência de pacientes acometidos pela Covid-19. Foram 2.242 pacientes recuperados, 169 procedimentos cirúrgicos realizados e 191.363 exames complementares, de laboratório e imagem. A unidade fecha o seu primeiro ciclo de trabalho em atendimento à população baiana, cumprindo os 180 dias inicialmente estipulados pelo Governo do Estado para atender, em caráter emergencial, as vítimas do novo coronavírus.

Durante os seis meses, a equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de diferentes áreas da saúde vêm atuando de maneira firme e empenhada para o bom desfecho clínico dos pacientes.

“Desde a inauguração do Hospital Metropolitano, destinado ao atendimento de pacientes com Covid 19, pudemos observar melhorias e aprimoramento da assistência prestada pela nossa equipe, impactando no desfecho destes pacientes, com melhoria das taxas de recuperação/alta hospitalar e redução do número de óbitos. Estão todos de parabéns pelo trabalho desempenhado. A Covid 19 mostrou-se um enorme desafio para todos os profissionais de saúde e, ainda estamos aprendendo sobre muitas nuances desta doença; mas o conhecimento e as experiências acumuladas até o momento têm nos ajudado neste caminho, refletindo no cuidado aos nossos pacientes.”, afirma a infectologista do HM, Lilian Carvalho.

A Gerente de Segurança do Paciente, Rucelly Finamori, relata “Estou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido , o envolvimento da equipe na causa e com a qualidade da assistência prestada de forma segura e principalmente com muito zelo e amor pelo cuidar.”

Desde a sua abertura ao público, em 20 de março, muitas ações foram implementadas no HM, a exemplo de capacitações internas ministradas pelo Núcleo de Educação Permanente e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

As equipes do hospital também receberam treinamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Todas as ações tiveram como finalidade atualizar os conhecimentos dos colaboradores para garantir a segurança do próprio trabalhador no ambiente de trabalho, além da melhoria constante das práticas de cuidado ao paciente.

O Hospital Metropolitano segue funcionando para atender a população vítima de infecção pela Covid-19. De acordo com o diretor técnico do hospital, Gabriel de Carvalho Cunha, o equipamento tem cumprido sua missão e hoje figura como principal unidade da rede voltada exclusivamente ao tratamento dos pacientes Covid e vem sendo reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido em prol dos usuários. “Temos um equipamento de saúde de ponta, servindo a rede SUS do nosso estado, com excelentes resultados e com notória satisfação do usuário , neste primeiro semestre de funcionamento”, afirma o diretor.

Fonte: Ascom do Hospital Metropolitano

Notícias relacionadas