Notícias /

UTI do Hospital Espanhol aposta na didática criativa e lúdica

30/09/2021 17:23

Como forma de amenizar a tensa rotina de trabalho, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 6 do Hospital Espanhol, que recebe pacientes vítimas da Covid-19, implantou uma didática criativa e motivacional. O antigo quadro de avisos da unidade, antigamente usado apenas para compartilhar informações sobre os plantões, passou a ser um espaço para dividir a esperança por dias melhores.

“Todas as manhãs reunimos a equipe para discussão das demandas da Unidade e as mensagens motivacionais deram bons resultados. Então, pensamos em colocar no quadro os assuntos mais relevantes das reuniões diárias em desenhos. A questão visual atrai muito, desperta a atenção. Temos um técnico de enfermagem e uma enfermeira com habilidade para o desenho. Começamos fazendo esboços no papel, de acordo com a pauta do dia das reuniões, mas logo os desenhos foram reproduzidos no quadro e o informativo passou a ser interativo”, conta a Coordenadora da UTI, Luciana Costa.

A ideia partiu da enfermeira Jucimara Brito, mas conquistou toda a equipe. “O quadro informa, lembra e reforça questões importantes da nossa rotina de cuidados com o paciente e da relação com os colegas. De forma leve, porque o nosso dia a dia é pesado”, acrescenta o técnico de enfermagem Elvis Magalhães.

Ascom/Hospital Espanhol

Notícias relacionadas