Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães realiza semana de cuidados paliativos

14/10/2021 09:45

No segundo sábado do mês de outubro comemora-se o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, uma data de ação unificada em todo o mundo para chamar a atenção sobre a importância da prática do paliativismo. Pensando nisso, o Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, realizou uma série de atividades especiais.

Inspirada pelo tema da campanha deste ano: “Não Deixe ninguém para Trás”, a Comissão da unidade promoveu palestras com as principais orientações e informações para direcionar as equipes a adotarem as práticas que promovam a qualidade de vida ao paciente. “Há 18 meses avançamos nessa assistência humanizada. É preciso desconstruir a ideia de que a morte tem sofrimento, proporcionando conforto físico, psicológico, social, espiritual à uma pessoa que está no final de sua vida, para que essa pessoa consiga ter uma morte com dignidade. Agradecemos à coordenação da Sesab, com Dr Franklin e Dra Karoline Apolinário, por todo suporte ao longo desse período”, destacou a psicóloga Syla Resende.

Assistência

Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que busca melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. A prática atua por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos espirituais.

Ascom/HRDLEM